quarta-feira, 25 de novembro de 2009

FILME 1º ANO NOTURNO

O MULATO;
INOCÊNCIA;
IRACEMA;
O SEMINARISTA;
MEU NOME É RÁDIO;
O PRESENTE;
OS LUSÍADAS;
CHICA DA SILVA;
A MISSÃO;
AMOR DE SALVAÇÃO;
AMOR DE PERDIÇÃO.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

E-PROINFO

O hipertexto é a maneira de interagir vários textos em um. A medida que utilizamos os links, vamos aperfeiçoando a ideia principal, e assim multiplicando conhecimentos ,interagindo e complementando fatores que contribuem para nosso crescimento profissional . Na busca de aprofundar o conhecimento sobre o hipertexto, destacam-se: “O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição novos conhecimentos.Ao conhecermos um determinado hipertexto, outros que estão interligados também são vistos , de acordo com o grau de interatividade que necessitamos.O hipertexto permite que os leitores viagem no mundo da leitura , tornando-se mais , flexível. Sabe-se que as partes de um hipertexto fazem sentido, mesmo sendo deslocadas do seu eixo central. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto Observa-se também: “O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo...” http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm Ainda temos: “Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que possibilitam seguir o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede...” http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm. Conclui-se que o hipertexto é uma forma avançada de leitura dinâmica e interativa, onde adquirimos conhecimento com eficácia e modernidade sendo rápidos e objetivos; pois ,o hipertexto nos da velocidade e flexibilidade nas pesquisas.

E-PROINFO

RELATÓRIO DE ATIVIDADE REFERENTE AOS GÊNEROS TEXTUAIS

De acordo com estudo feito no curso e-proinfo, sobre uso de tecnologias em sala, usou-se em uma das aulas de Língua Portuguesa, atividades que envolveram o uso do data show, onde foram preparados slides de diferentes imagens, as quais , foram sugestivas para produção de excelentes textos. A aula foi ministrada em um dia do mês Outubro , com alunos do 1º ano da Escola Estadual Mário Spinelli, os(as) alunos (as) observavam diferentes ângulos de imagens e oralmente as descreviam, em seguida faziam a descrição escrita, a qual, tinha que ser descrito nos mínimos detalhes ao término das redações cada um leu a sua à turma, e então fizemos análises comparativas das descrições; com aulas diferenciadas observa-se que, a turma fica mais motivada a participar.
Esta foi mais uma simples atividade realizada em sala fazendo uso das tecnologias na escola.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

UM POUCO DE MIM...........

QUEM SOU?
Elisete Agustini, nasci em Palmitinho estado do Rio Grande do Sul, no dia 30 de agosto de 1978, sou uma pessoa que sempre lutou para conseguir alcançar os objetivos desejados, a terceira filha do casal Portalicio e Celanira Agustini, sempre trabalhei pra poder estudar; com 20 anos de idade conclui o magistério na cidade de Palmitinho, fiquei três anos fora da escola, não acreditava que seguiria a profissão, e vim com minha família morar no interior de Mato Grosso, então vendo a grande carência de profissionais na área da educação aceitei o convite para ministrar aulas com turmas de séries inicias em um projeto de assentamento na cidade de Tabaporã, estado de Mato Grosso e com o passar dos dias, percebi que seria pra sempre esta a minha profissão, no entanto, havia a grande necessidade de continuar estudando, então prestei vestibular optando pelo curso de letras , (Língua Inglesa e Portuguesa), em 2008, passei a residir na cidade de sorriso MT. E com graduação concluída comecei trabalhar nesta cidade.
Este ano de 2009, concluo pós graduação em metodologias de ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira, estou trabalhando na Escola Estadual Mário Spinelli com alunos de Ensino Médio, estou gostando, pois a escola a citada é uma boa escola, os profissionais que ali trabalham fazem trabalhos coletivos, mantendo a boa convivência e amizade, como aprendiz procuro estar sempre participando de cursos e projetos realizados na escola,sei que tenho que buscar novos conhecimentos a cada dia e acredito que o trabalho em equipe é recompensador, que quando a equipe trabalha com o mesmo objetivo o processo ensino aprendizagem é visível e gratificante.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

DISSERTAÇÃO

GRIPE H1N1
Sabe-se que estamos passando por momentos de grande preocupação em relação a gripe suína (H1N1),esta foi descoberta em 2009, teve início no México e começou a espalhar-se pelo mundo gradativamente, devido a viagens feita para países infectado.
O vírus H1N1 foi encontrado pela primeira vez em março, no México e na Califórnia. Especialistas afirmam que ao menos 1 milhão de pessoas foram infectadas pela doença somente nos estados unidos.
A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto. Não há motivos para preocupar-se com o consumo da carne de porco, pois esta se for cozida de maneira correta não transmitirá o vírus, estudos comprovam que o vírus H1N1 morre com o calor.
Não foram identificados animais (porcos) doentes no local da epidemia (México). a transmissão entre pessoas e suínos pode ocorrer de forma direta ou indireta, através das secreções respiratórias, ou inalar partículas infectadas. o quadro clínico da infecção pelo vírus da gripe suína é em geral idêntico ao de uma gripe humana sazonal. os suínos podem igualmente ser infectados pelo vírus da influenza humano, assim como pelo suíno. quando os vírus da influenza de diferentes espécies infectam simultâneamente o mesmo animal (como por exemplo o suíno), podem reorganizar-se geneticamente e originar uma nova estirpe de vírus, tal como aconteceu atualmente com a emergência deste novo vírus circulante influenza AH1H1. a análise do vírus sugere que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviaria e humana. especificamente esta combinação, não havia sido vista até agora em humanos ou em suínos, e a sua origem é ainda desconhecida . testes genéticos mostraram que o vírus aparentemente surgiu nos porcos, mas agora a transmissão acontece diretamente entre os humanos,no entanto, a transmissão do vírus da gripe suína de humano para humano é pequena, ou seja, este vírus não é facilmente transmitido ,já em porcos ele é transmitido rapidamente. no Brasil foram confirmados vários casos em alguns estados brasileiros ,os mais graves na região sul e sudeste .
Todos os brasileiros devem conscientizar-se da importância da preservação, cuidados com a higiene são fundamentais para evitar a infecção do vírus H1N1.visto que no momento ainda não encontra-se vacinas que possam ajudar evitar tal vírus tão assustador.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

TRABALHO DE PESQUISA, AGOSTO 2009

PARABÉNS ALUNOS(A) DO 1º ANO VESPERTINO OS TRABALHOS ESTÃO FICANDO ÓTIMOS ....LEMBREM QUE ÚLTIMO PRAZO PARA ENTREGA É A PRÓXIMA AULA, NA SEMANA QUE VEM, SALVO SOBRE APRESENTAÇÃO DE ATESTADO MÉDICO.UM ABRAÇO E BOM FIM DE SEMANA.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ATENÇÃO 1ºANO VESPERTINO.....


ESTOU ANSIOSA PRA LER AS CARTAS INFORMATIVAS ,TENHO CERTEZA QUE

ÓTIMAS IDEIAS ESTÃO SENDO COLOCADAS NO PAPEL....ACREDITO NO

POTENCIAL DE CADA UM DE VOCÊS. ATÉ 5ª, TENHO CONFIANÇA QUE COM A

PARTICIPAÇÃO DE TODOS (AS) NOSSA AULA SERÁ EXCELENTE ...ESPERO

TODOS (AS) EM SALA. ABRAÇO.....

quinta-feira, 25 de junho de 2009

ATENÇÃO ALUNOS DO 1º ANO VESPERTINO.

REVISÃO SOBRE AS OBRAS LIDAS :

ONDE SE PASSA A HISTÓRIA DE ESCRAVA ISAURA?

QUAIS AS CARACTERISTICAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS DE ISAURA?

O QUE LÊONCIO FAZ PARA OBRIGAR ISAURA A FAZER SUAS VONTADES?

QUEM É O PAI DE ISAURA?

O QUE ACONTESSE COM LÊONCIO E PORQUÊ?

COMO TERMINA ESSA HISTÓRIA?

terça-feira, 23 de junho de 2009

2º BIMESTRE

ATENÇÃO ALUNOS DO 1º ANO, OS LIVROS SENHORA E ESCRAVA ISAURA, ESTÃO LIDOS???...VOCÊS PRECISAM DA HISTÓRIA DELES SEMANA QUE VEM....UM ABRAÇO ...E MÃOS A OBRA, OU SEJA, A LEITURA.

terça-feira, 26 de maio de 2009

ALUNOS (AS) do 1ºJ

Nossa aula hoje será muito interessante .....não percam estarei esperando por vocês ....

quinta-feira, 14 de maio de 2009

ENREDO DO LIVRO SENHORA

O romance SENHORA de José de Alencar nos conta a história de amor da jovem Aurélia que destilava inocência, beleza e tinha uma cultura invejável, porém quando ainda era muito jovem se apaixonou pelo Sr. Seixas, que o tratou por uma moça rica pela qual se oferecia um bom dote, dentro desta amargura foi que ela oerdeu sua mãe e ficou sozinha no mundo, pois seu, pai, por pressão do avô os havia abandonado quando eram crianças, seu irmão, que era um jovem muito esperto também ja tinha falecido.Quando Aurélia se sentia um peso morando de favor na casa de D. Fermina foi que recebeu a notícia de que era herdeira de uma grande fortuna deixada pelo seu avô paterno.Ao tornar-se rica e poderosa dama de sociedade, e descobrindo que seu amor continuava solteiro começou traçar planos para uma vingança.Depois de bem pensado seu plano, reuniu todas as informações para executá-lo, chamando seu tutor Sr. Lemos pediu para que fosse ate o Sr. Seixas com uma proposta de casamento, e um grande dote, com uma rica senhora que só seria conhecida no dia do noivado; a principio Seixas não aceitou, mais como estava endividado teve que se submeter a tal proposta. Quando reconheceu Aurélia, no dia do noivado, pensou que se tratava de uma volta ao passado; para sua grande felicidade, Aurélia manteve essa impressão ate o dia do casamento. Na noite que deveria ser para ele de grande felicidade, pois a amava, ela se revelou uma grande tirana, dizendo que era sua dona, pois o havia comprado com o dinheiro do dote. Seixas que a amava não argumentou, pois, sabia que tinha se vendido.Com o pensamento de torner-se um homem livre, digno perante Aurélia, buscava obsecantemente uma forma de ganhar dinheiro para pagar sua "dona". Onze meses após o casamento ele a chamou e pode então devolver a grande quantia que havia recebido pelo dote.Com alguns contratempos ainda por resolver se abraçaram e juraram amor, porém Seixas não queria mais continuar casado pois era um homem pobre, então Aurélia revelou que na noite do casamento o tornara o dono de toda sua fortuna,pois o nomeara seu único herdeiro, com isso, puderam consumar sua união e viver seu grande amor.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

quarta-feira, 6 de maio de 2009

DESCRIÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA ALUNOS DO 1º ANO MÁRIO SPINELLI
Como fazer uma boa descrição

Primeiramente para se fazer uma descrição, devemos ter em mente alguns elementos básicos como: - Analisar bem o que será descrito; - Nome e identificação da pessoa ou objeto que será descrito; - Localização e situação onde está essa pessoa ou esse objeto; - Qualificação da pessoa ou do objeto. Devem-se usar impressões de cores e sons e frases curtas e rápidas, para dar um ar de rapidez ao texto. A descrição pode ser feita de várias formas diferentes, ou seja, descrever um objeto não é igual a descrever uma pessoa ou uma paisagem, pois eles têm pontos característicos diferentes um dos outros.
Para se descrever um objeto temos: - Que analisar o ângulo em que ele está; - Temos ter noção de espaço; - Temos que ver qual a relação entre objeto e observador; - Temos que observar peso do objeto, textura, forma, cor etc. Para se descrever uma paisagem temos: - Que analisar se é uma paisagem rural ou urbana; - Temos que analisar também os personagens; - O clima; - A vegetação; - E suas habitações. Para se descrever uma pessoa temos: - Temos que primeiro analisá-la fisicamente, observar o sexo, a idade, cor de pele, cabelos, olhos bocas etc. Tudo nos mínimos detalhes. - E depois analisá-la psicologicamente.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

atenção

ONTEM PERDI O SONY SÓ DE PENSAR EM VOCÊ. AH!!! LE SON DA SUA VOZ, COMO É BOSCH DE OUVIR! NOSSO AMOR SEMPRE TÃO GRADIENTE !!! CCE POSSÍVEL AMOR MAIOR ??? NÃO SEI, SEI APENAS QUE EU PHILCO MUITO PHILPS QUANDO PENSO EM VOCÊ.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Revisão para alunos 1º ano

1) Qual é a diferença entre comunicação e linguagem?
2) A gíria é conciderada uma maneira certa ou errada de falar? Explique.
3) O que é um jargão?
4) Você concorda com a afirmação."LITERATURA É A ARTE DA PALAVRA" .Justifique sua resposta.
5) Defina com suas palavras; variações linguísticas.
6) Qual é a diferença entre sentido conotativo e denotativo nas palavras ou enunciados? Cite um exemplo.

MENSAGENS COM CARINHO

"A maior amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a gostosa companhia. É a inspiração, que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você". ESTE ALGUEM É SEU AMIGO (A) DE VERDADE.....


"Somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos; Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos; Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos...Atos sao pássaros engailoados, sentimentos são pássaros em voo." (Mário Quintana)

sábado, 28 de março de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA

O TREMA :
Desaparece em todas as palavras. Ex.: frequente, linguiça, aguentar. Fica o acento em nomes com MÜLLER.
ACENTOS:
Some os acentos dos ditongos abertos "éi /ói" das palavras paroxítonas. Ex.: europeia, ideia, heroico, jiboia, joia, assembleia, plateia.
OBS.:HERÓI, PAPÉIS,TROFÉU, continua com o acento, são oxítonas.
Some o acento no "i" e no "u " depois de ditongos. Ex.: feiura,bocaiuva.
OBS.: Se o i/u estiverem na última sílaba, continua o acento.Ex.:Piauí,tuiuiú.
Desaparece o acento circunflexo das palavras com vogais repetidas. Ex.: creem, enjoos, leem.
ACENTO DIFERENCIAL:
Ex.: para, pelo, pera.
OBS.: NÃO DESAPARECE O ACENTO DE PÔR (VERBO) / POR (PREPOSIÇÃO) e PÔDE (PRETÉRITO) /PODE (PRESENTE) .
Some o acento agudo no "u" forte nos grupos "gue.gui,que,qui", e de verbos como averiguar, exaguar. Ex.: enxague,averigue, apazigue.
HÍFEN:
HÍPER, INTER,SUPER /quando a palavra seguinte começa com "b, h ou r". Ex.: super-homem, inter-regional. Não usa hífem em todos os outros casos.Ex.: hiperinflação,supersônico.
SUB / quando a palavra seguinte começa com "h, b ou r. Ex.: suh-base, sub-humano. Não usa hífem em todos os demais casos.Ex.: subsecretário, subdiretor.
DEPOIS DO PREFIXO VICE SEMPRE USA HÍFEN. Ex.: vice-rei, vice-presidente.
PAN, CIRCUM:
Qando a palavra seguinte começa com "h, m, n"ou vogal. Ex.: pan-americano, circum-hospitalar.
Não usa hífen em todos os outros casos. Ex.: circunsisão, pansexual.